Pular para o conteúdo principal

Descoberto novo Quasar no Universo

Quasares são as estruturas mais antigas do universo.
Sugiro esta matéria sobre uma de suas descobertas.



Quasar mais distante é descoberto

30/06/2011

Agência FAPESP – O quasar mais distante de que se tem notícia foi descoberto por um grupo de astrônomos. A emissão do objeto astronômico levou 12,9 bilhões de anos para chegar até a Terra, o que significa que foi emitida apenas cerca de 770 milhões de anos após o Big Bang.

A descoberta foi descrita na edição desta quinta-feira (30/06) da revista Nature. O quasar foi identificado por meio de alguns telescópios de grande porte, principalmente o Very Large Telescope (VLT) do European Southern Observatory (ESO ou Observatório Europeu do Sul), organização composta por 15 países, dos quais o Brasil é o único não europeu. O VLT está localizado em Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no norte do Chile.

A emissão de luz do quasar, produzida por um buraco negro com massa 2 bilhões de vezes maior do que a do Sol, é de longe o objeto mais brilhante já identificado da infância do Universo.

“Esse quasar é uma marca fundamental do Universo inicial. Trata-se de um objeto muito raro que nos ajudará a compreender como os buracos negros supermassivos cresceram alguns milhões de anos após o Big Bang”, disse Stephen Warren, do Imperial College London, um dos coordenadores do estudo.

Quasares são formações astronômicas distantes – não se encontram na Via Láctea – que se acredita serem alimentados pelos discos de acreção de buracos negros supermassivos no centro de galáxias.

O quasar agora descoberto, denominado ULAS J1120+0641, não é o objeto mais distante já identificado – a explosão de raios gama denominada eso0917, por exemplo, ocorreu cerca de 170 milhões de anos antes –, mas é mais brilhante que qualquer outro desses objetos do Universo primordial.

A massa do buraco negro no centro do quasar é cerca de 2 bilhões de vezes a do Sol. Segundo o estudo, é difícil explicar a ocorrência de uma massa com tal dimensão tão pouco tempo após o Big Bang.

Teorias atuais para o crescimento de buracos negros supermassivos estimam um aumento lento na massa de objetos compactos, à medida que eles atraem matéria de seu entorno.

O artigo A luminous quasar at a redshift of z=7.085 (doi:10.1038/nature10159), de Stephen J. Warren e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA - Silvio Gallo: "É preciso reinventar a escola"

ENTREVISTA - Silvio Gallo PIONEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010 02/06/2010 N° 10755 ‘É preciso reinventar a escola’ Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, Silvio Gallo veio a Caxias Caxias do Sul – Educação é assunto atraente não apenas para quem atua ou pesquisa na área, mas à comunidade em geral. Afinal, todos estamos envoltos em processos educativos. Mas como será que esses processos ocorrem e como deveriam acontecer no ambiente oficialmente instituído para esse fim: a escola? Para o professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador da área da educação, Silvio Gallo, a escola precisa mudar. E essa modificação deve ocorrer não apenas na forma de trabalhar conhecimentos, mas na estrutura física. Confira os principais trechos da entrevista: Pioneiro: Quais são os desafios da educação? Silvio Gallo: Procurei caracterizar a educação envolvendo dois aspectos, fundamentalmente. Um deles poderíamos ch...

Plano de Ensino da disciplina FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Plano de disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO Curso: EDUCAÇÃO – turma de 2011 Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Carga horária total: 75H Período: 2º semestre de 2011 Professor: Me. Gilberto César Lopes Rodrigues 2. OBJETIVOS Apresentar ao aluno, futuro professor, os pressupostos teóricos básicos que fundamentam, sustentam e orientam filosoficamente os processos de aprendizado e as instituições de ensino. A disciplina pretende capacitar o aluno a detectar e abordar problemas educacionais do ponto de vista filosófico, relacionar a sua prática docente com o contexto histórico da busca pelo saber e dos meios para sua transmissão e relacionar os estudos em educação com os vários aspectos existenciais e históricos do homem. 3. METODOLOGIA As aulas expositivas serão divididas em cinco grandes eixos: educação, conhecimento, ideologia e alienação, epistemologia e materialismo histórico...

Conflito na Ucrânia

Desde 2014 grupos neonazistas ressurgiram com força na Ucrânia. Parte deles atacavam frequentemente civis no leste, mais precisamente nas regiões que mês passado ganharam o status de autônomas, em torno das cidades de Luhansk e Donetsk.  A Russia de Putin é anti-nazista, mas observava seu crescimento sem grandes interferências. Ocorre que a partir de 2018 esses ataques se intensificaram com a chegada a presidência da Ucrânia um simpatizante desses grupos. EUA, decorrente da baixa popularidade de seu presidente e da influencia que seu filho exerce sobre a Ucrânia (https://www.rtp.pt/noticias/mundo/hunter-biden-a-pedra-no-sapato-do-presidente-que-ameaca-fazer-tropecar-o-partido-democrata_n1382779) alimentaram o entrave Ucrânia x Putin incentivando o governo da Ucrânia a aderir a OTAN (força militar em torno dos EUA). Aceite que traria para muito perto de Moscou o armamento pesado americano. Putin reagiu antes que mais civis de Luhansk e Donetsk sofressem danos e que o governo aderiss...