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Plano de Ensino da disciplina FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Plano de disciplina

1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: EDUCAÇÃO – turma de 2011
Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Carga horária total: 75H
Período: 2º semestre de 2011
Professor: Me. Gilberto César Lopes Rodrigues


2. OBJETIVOS
Apresentar ao aluno, futuro professor, os pressupostos teóricos básicos que fundamentam, sustentam e orientam filosoficamente os processos de aprendizado e as instituições de ensino. A disciplina pretende capacitar o aluno a detectar e abordar problemas educacionais do ponto de vista filosófico, relacionar a sua prática docente com o contexto histórico da busca pelo saber e dos meios para sua transmissão e relacionar os estudos em educação com os vários aspectos existenciais e históricos do homem.


3. METODOLOGIA
As aulas expositivas serão divididas em cinco grandes eixos: educação, conhecimento, ideologia e alienação, epistemologia e materialismo histórico dialético. Estes eixos serão abordados mediante textos base exposto pelo professor.
Após a exposição dos textos referentes aos cinco eixos, os alunos serão divididos em seis grupos. Tais grupos terão como objetivo apresentar um seminário sobre um dos temas abordados sem ocorrer repetição dos temas entre os grupos.

4. EMENTA e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Semana Conteúdo Carga horária
22/08 a 26/08 Apresentação da disciplina – 4h 4h
29/08 a 02/09 Educação
4h – exposição do texto 1 “Sete lições sobre a educação de adultos – Álvaro Pinto” 4h
Agosto 8h
05/09 a 09/09 Educação
4h – exposição do texto 2 “O que é Educação- Carlos
Brandão” 4h
12/09 a 16/09 Educação e aprendizado
4h – exposição do texto 3 “Introdução à educação moderna – Nelly Maia” 4h
19/09 a 23/09 Discussão e revisão dos textos 1, 2 e 3
4h
26/09 a 30/09 Conhecimento
4h – exposição do texto 4 “as origens do conhecimento e da ignorância- Karl Popper” 4h
Setembro 16h
01/10 a 07/10 Primeira Avaliação Individual Escrita (AIE) 4h
01/10 (sábado) Atividade prática 2:
Pesquisa na escola indígena Borari – Alter-do-Chão 6h
10/10 a 14/10 Ideologia e Seus meios de transmissão
4h – exposição do texto 5: “Da mistificação da escola a escola necessária – Neidson Rodrigues” 4h
17/10 a 21/10 Educaçao e Alienação
4h – Texto 6 “Alienação e humanismo – Leoncio Basbaum” 4h
24/10 a 28/10 Materialismo histórico Dialético
4h – exposição do texto 6: “Fundamentos do Materialismo Histórico Dialético” 4h
Outubro 22h
31/10 a 04/11 Revisão para a Segunda AIE 4h
07/11 a 11/11 Segunda AIE 4h
14/11 a 18/11 Seminário ou Debate 1 4h
21/11 a 25/11 Seminários ou Debate 2 4h
26/11 (sábado) Atividade prática 1
Pesquisa em escola de escolha do grupo 4h
Novembro 20h
28/11 a 02/12 Seminários ou Debate 3 4h
05/12 a 09/12 4h – encerramento da disciplina e entrega das notas finais 4h
12/12 a 16/12 4h – prova final substitutiva 1h
Dezembro 9h
Carga Horária Total = 75h


5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Serão realizadas quatro coletas de notas, sendo elas (i) a primeira e a segunda avaliação individual (AIE), (ii) o relatório das atividades práticas (iii) seminários proferido.
A primeira e a segunda avaliações serão em forma escrita e de caráter individual sobre os temas tratados em sala de aula. A terceira avaliação será um relatório entregue em grupo sobre pesquisa realizada em escola da região. A quarta nota será referente a exposição oral via seminário.
Assim, a média final (MF) será dada pela média aritmética das quatro notas coletadas.
A prova final substitutiva substituirá a nota mais baixa dentre as quatro notas coletadas ao longo do semestre.

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BASBAUN, Leoncio. Alienaçao e Humanismo. São Paulo: Editora Global, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 1991.
ENGELS, Friedrich. A dialética da natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MAIA, Nelly A. Introdução à Educação Moderna. Editora Rio: Rio de Janeiro, 1998.
PINTO, Alvaro V. Sete lições sobre educação de adulto. São Paulo: Cortez, 2001.
PLEKHÂNOV, Guiorgui. A concepção materialista da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
POPPER, Karl. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora da UnB, 2008.
RODRIGUES, Nelson. Ideologia e Educação. In Da mistificação da escola a escola necessária. São Paulo: Cortez, 1996. pp 9-19.

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes médicas, 1989.
FIORIN, José L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2005
FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
GUSMÃO, Neusa M. M. de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Disponível em www.scielo.org. Acessado em 07 de fevereiro de 2011.
LAPLANTINE, F. As principais tendências do pensamento antropológicos contemporâneo. In: LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007. p.93-146.
Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
NAGOYA, O e MONCAU, G. Educação: avançoes e retrocessos do governo Lula”. In: Revista Carta Capital, edição de novembro de 2010, pp. 18-23.
RODRIGUES, Nelson. Da mistificação da escola a escola necessária. São Paulo: Cortez, 1996
TASSINARI, Antonella. Múltiplas infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou a Sociedade Contra a Escola. Disponível em: www.scielo.org. Acessado em 07 de fevereiro de 2011.
THOMAZ Jaime, R. O papel da educação na cultura. Disponível em: www.scielo.org. Acessado em 07 de fevereiro de 2011.


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