Pular para o conteúdo principal

Aula de Filosofia Ecológica na Reserva Botânica do Cairé Cará-Uari


Plano de aula de campo das disciplinas “Antropologia Educacional” e “Filosofia da Educação”

Título da aula: O aqüífero Alter-do-Chão e a Filosofia Ecológica
Público: Alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em particular os matriculados nas turmas PED/2010 e MAT/2008.
Professor Responsável: Ms.C. Gilberto César Lopes Rodrigues
Local: Reserva Botânica do Cairé – Alter do Chão
Data: 26/06/2011
Horário: 8:00h as 14:00h

Descrição das atividades:
I – atividade teórica
Consistirá de duas exposições com duração de 40 minutos. Uma sobre os aspectos convergentes e divergentes dos aqüíferos Guarany e Alter do Chão e outra tratando de uma introdução à área da filosofia contemporânea intitulada de Filosofia Ecológica. O expositor sobre ao questão dos aqüíferos será o coordenador da Reserva Botânica do Cairá, Sr. Rômulo Sampaio e sobre Filosofia Ecológica o professor da UFOPA Sr. Gilberto César Rodrigues. Após as exposições haverá um debate sobre os temas com duração de 30 minutos.

II – atividade prática
Consistirá de uma caminhada através das trilhas da reserva botânica e de uma confraternização. A confraternização consistirá em disposicionar todos os alimentos levados no centro de um único círculo composto por todos os presentes, de um ritual de agradecimento a terra pela vida que nos empresta e do ritual de alimentação.
Material necessário
• Uma tela de projeção
• Um projetor do tipo Data-Show

Comentários

  1. Estimado Prof. Ms. Cesar,

    e com enorme satisfacao que confirmamos a sua atividade academica na RBC ( Reserva Botanica Caire Cara-Uari) em 26.05.2011, ao mesmo tempo em que congratulamos por sua inovadora didatica na regiao.

    Estaremos prontos para apoiar sua atividade ora programada , como tambem futuras, que com toda certeza, se alinham aos ideais de uma consciencia voltada para o crescimento intelectual da comunidade universitaria da Amazonia brasileira.

    Um cordial e grato abraco.

    RBC
    Reserva Botanica Caire Cara-Uari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA - Silvio Gallo: "É preciso reinventar a escola"

ENTREVISTA - Silvio Gallo PIONEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010 02/06/2010 N° 10755 ‘É preciso reinventar a escola’ Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, Silvio Gallo veio a Caxias Caxias do Sul – Educação é assunto atraente não apenas para quem atua ou pesquisa na área, mas à comunidade em geral. Afinal, todos estamos envoltos em processos educativos. Mas como será que esses processos ocorrem e como deveriam acontecer no ambiente oficialmente instituído para esse fim: a escola? Para o professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador da área da educação, Silvio Gallo, a escola precisa mudar. E essa modificação deve ocorrer não apenas na forma de trabalhar conhecimentos, mas na estrutura física. Confira os principais trechos da entrevista: Pioneiro: Quais são os desafios da educação? Silvio Gallo: Procurei caracterizar a educação envolvendo dois aspectos, fundamentalmente. Um deles poderíamos ch...

Política Quântica

  POLÍTICA QUÂNTICA Introdução: Neste texto apresentamos a Política Quântica na perspectiva de resultar dos limites do encontro presencial na democracia representativa de voto presencial e incorporar em seus desdobramentos a (i)lógica quântica que chamo de Aleatoriedade Desmaterializada Funcional. O conteúdo aqui exposto foi retirado do livro Engenheiros do Caos (Empoli, 2019). Política newtoniana: Imagine um mundo que resulte exclusivamente de leis mecânicas cujos existentes resultem exclusivamente de movimentos binários de ações e reações. Infinitos choques deterministas geram a realidade de modo que o futuro fica previsível. Transportar essa dinâmica para os processos de decisões é entrar na Política Newtoniana. Nela as decisões resultam de choques reais do mundo físico. Portanto, ao instituir o voto presencial como instância decisória imprescindivel, em uma relação de encontro, o retorno à política newtoniana é necessário tendo em vista a realidade que s...

Ritual da Mani dos Munduruku de Takuara

Ritual de pintura na Festa da Mani, aldeia de Takuara, margem do rio Tapajós em 2011. Sr. Assis Munduruku pintando meu corpo com traços Mundurukus.