POLÍTICA QUÂNTICA
Introdução:
Neste texto apresentamos a Política Quântica na perspectiva de resultar dos limites do encontro presencial na democracia representativa de voto presencial e incorporar em seus desdobramentos a (i)lógica quântica que chamo de Aleatoriedade Desmaterializada Funcional. O conteúdo aqui exposto foi retirado do livro Engenheiros do Caos (Empoli, 2019).
Política newtoniana:
Imagine um mundo que resulte exclusivamente de leis mecânicas cujos existentes resultem exclusivamente de movimentos binários de ações e reações. Infinitos choques deterministas geram a realidade de modo que o futuro fica previsível. Transportar essa dinâmica para os processos de decisões é entrar na Política Newtoniana. Nela as decisões resultam de choques reais do mundo físico. Portanto, ao instituir o voto presencial como instância decisória imprescindivel, em uma relação de encontro, o retorno à política newtoniana é necessário tendo em vista a realidade que se torna forte na sociedade mundial de flexibilizar o encontro presencial. As justificativas envolvem uma tal inexorabilidade da realidade do mundo virtual.
Mecânica quântica:
Teoria segundo a qual a matéria microscópica se comporta em movimentos aleatórios que impedem previsibilidade. No mundo quantico partículas invísíveis vagam à velocidade da luz, se chocam infinitas e infindáveis vezes e geram a realidade organizada sob a qual agimos no mundo. Essa relação paradoxal entre o caos e a ordem é ainda um grande mistério.
O paradoxo: do espaço caótico do mundo quantico microscópico, gera-se o mundo real, macroscópico e organizado.
Porém, o fato é que essa compreensão da mecânica quantica foi também subsumida pela lógica do mal e institucionalizado um código fr udo fa extrema-direita em todo mundo para assumir o poder de Estado. Os meios envolvem o que Empoli (2019) chamou de Engenharia do Caos.
Portanto, a chegada da teoria quantica na física, abriu nossos olhos para compreender-mos a dinâmica política de nossa própria sociedade na pespectiva de combatermos a extrema direita.
Política Quantica
Na política quântica, a versão do mundo que cada um de nós vê é literalmente invisível aos olhos de outros. O que afasta cada vez mais a possibilidade de um entendimento coletivo impedimento: “colocar-se no lugar do outro” se tornou impossível”. Nela cada um marcha dentro de sua própria bolha.
Enquanto na velha política newtoniana, “Cada um tem direito a suas próprias opiniões, mas não a seus próprios fatos”, na política quântica esse princípio desaparece.
A política quântica é plena de paradoxos. bilionários se tornam os porta- estandartes da cólera dos desvalidos; os responsáveis por decisões públicas fazem da ignorância uma bandeira; ministros contestam os dados de sua própria administração. O direito de se contradizer e ir embora, que Baudelaire invocava para os artistas, virou, para os novos políticos, o direito de se contradizer e permanecer, sustentando tudo e seu contrário, numa sucessão de tweets e de transmissões ao vivo no Facebook que vai construindo, tijolo após tijolo, uma realidade paralela para cada um dos seguidores.
Conclusão:
Política quântica enquanto um conceito para compreender a realidade decisória na sociedade atual é poderoso.
Referência Bibliográfica
Empoli, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as Fakes News, Teorias da Conspiração e os Algorítimos estão sendo usados para disseminar o ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
Comentários
Postar um comentário